Passos da busca e apreensão

1 – ATRASO NAS PARCELAS DO FINANCIAMENTO
Após o Banco perceber o atraso no pagamento das parcelas do financiamento ele direciona o contrato para a parte jurídica e esse escritório entra com o processo de Busca e Apreensão do carro.
2 – Ação de Busca e Apreensão.
O escritório contratado pelo Banco entra com a Ação de Busca e Apreensão, com um pedido para já bloquear o carro antes do julgamento do processo. O devedor será intimado para pagar o valor TOTAL da dívida em 5 dias, ou apresentar defesa.
3 – A Apreensão
Após os 5 dias sem ter pago o valor Total do financiamento o juiz dá ordem ao oficial de justiça para apreender o carro no endereço apresentado no momento em que foi realizado o contrato de financiamento do carro. Com a apreensão do carro ele não tem mais nenhuma ligação com o comprador e todos seus direitos ficam em nome do banco.
4 – Avaliação do carro
Depois que o oficial de justiça apreende o carro um especialista avalia ele e chega ao valor que esse carro pode ser vendido em um leilão. Lembrando que, caso o valor do carro seja menor que o valor da dívida, o Banco ainda pode penhorar outros bens da pessoa que financiou o carro para quitar o valor da dívida.
5 – Leilão
O carro apreendido e avaliado é registrado em uma empresa que faz o leilão dele para o Banco. No leilão o carro é apresentado aos interessados que oferecem um valor para comprar este carro, o valor do carro vendido em leilão normalmente é mais baixo que o de mercado.
6 – Valor do carro vendido paga a dívida toda
Com a realização do leilão e a venda do carro o Banco analisa se o valor da venda do carro paga a dívida total do financiamento ou não. Caso o valor pague a dívida esta será considerada quitada e o débito não irá mais existir (é sempre bom verificar se o banco deu baixa total na dívida em todos os órgãos de crédito).
7 – Valor do carro vendido não paga a dívida toda
Caso o valor da venda do carro não pague a dívida toda, o banco poderá dar continuidade no processo e penhorar mais bens do devedor. Depois de verificar que o valor pago no carro é menor que o valor da dívida o Banco pede para o juiz para penhorar bens do devedor para quitar a dívida, podendo penhorar dinheiro em conta bancária, outros bens que ele possua ou até bens que estejam em sua casa, como, por exemplo, eletrodomésticos.

Esse é um resumo básico da maneira de como acontece a busca e apreensão, onde vemos que é extremamente difícil a pessoa que atrasou as parcelas do financiamento quitar sua dívida. Aconselhamos que, caso receber um mandado de busca e apreensão você consulte um advogado de sua confiança ou entre agora mesmo em contato com a Quitare para avaliarmos sua situação.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?